segunda-feira, 11 de abril de 2011

FASE 2011 - Retomando o projeto




Profas. Nádia e Mineko e nosso monitor (grande colaborador), Felipe

Estamos retomando o trabalho com os PAs, neste ano trabalhando com as salas de 8os. anos (06 salas). Em duas delas sou professor orientador e tenho professores colaboradores, que lecionam nas mesmas salas e que também estão aplicando o projeto, nas demais salas, como orientadores. Alguns estão participando da capacitação do Instituto Ayrton Senna - Escola Conectada e outros, aprendendo e orientando num trabalho conjunto da equipe.

O projeto está sendo desenvolvido no horário regular de aulas e uso dos netbooks... muito bom! Agradecemos ao Felipe, nosso grande colaborador, principalmente técnico.
Nossa proposta foi a escolha livre do tema de pesquisa, dentro de um tema abrangente: Planeta Terra. Os assuntos escolhidos pelos alunos abrangem diversos aspectos: cuidados com a água, tratamento do lixo, florestas, música, literatura, fome, plantas, animais, carros, vulcões, praias, jogos,... Eles já criaram seus blogs e estão começando a postar.
Apesar de estarmos no início dos trabalhos, tive uma grande alegria... uma das alunas, Amanda - 8B, pesquisando sobre o lixo dos seres humanos, encontrou um site (www.terracycle.com...) com propostas de reciclagem de embalagens, uma delas, de salgadinhos. Um grupo de alunas se uniu para propor um projeto de coleta dessas embalagens como levantamento de "verba" para a Campanha de Natal, além dos cuidados com o planeta. Elas propõem envolver toda a escola e direcionar diferentes grupos para visitas a instituições assistenciais. Amei!!!!!

Já começaram a divulgação... vejam as fotos.
Tentarei relatar todo o acompanhamento desse projeto paralelo, nascido do PA. Não poderíamos imaginar um começo melhor... Parabéns, meninas, pela iniciativa!



Amanda, Gabriella, Beatriz e Priscila

Profa. Marilena - dando o maior apoio

Profa. Sandra inaugurando a caixa de coleta

Profa. Toninha (eu) e "suas meninas"... (algumas)

Um comentário:

  1. Que bom que o nosso projeto voltou!
    Ele está evoluindo muito mais, pena que não são os mesmos professores.
    Mas está tudo ótimo!
    Adorei a sua postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir