sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DEPOIS DO ENCONTRO DE 04/10

05 de outubro
  Após nosso encontro de hoje, resolvi fazer um relato com maiores detalhes.
Nosso primeiro passo concreto foi encaminhar e receber as autorizações para participação no projeto, pela parceria com os responsáveis e também pela exposição na rede. Criamos, todos, um e-mail específico para o projeto e também um blog (no blogspot), que serão linkados a esse blog e a de outros professores da equipe.
Criamos também uma pasta para cada aluno, centralizadas no computador da sala de informática, para arquivo de textos criados.
Visitamos os "nossos blogs" com os alunos, para que entendessem o formato das postagens, como um diário, porque muitos achavam que deveriam ter sua pesquisa pronta, para então postar... (como eu também achava, no início do meu PA). Paralelamente fomos incentivando a reflexão para levantamento de temas que gostariam de pesquisar, o porquê da escolha, o que achavam que sabiam do assunto e o que pretendiam descobrir.
Desenvolvemos a dinâmica da Caixa de Curiosidades, tentando mostrar que todos têm Talento.... na verdade os chocolates deveriam ser de cores diferentes (as embalagens), para ficar claro que todos têm Talento, alguns iguais, outros diferentes, mas não conseguimos as barras dentro do cronograma e optamos por todos de uma única cor mesmo. Os alunos, mediante sorteio (cada tema estava anexado a uma barra de chocolate), expuseram seus temas e suas perguntas. Tentamos, de forma interativa, procurar pontos comuns nos temas e deixamos para reflexão.
Hoje, enquanto alguns alunos ainda criavam o blog, foram convidados a escrever um texto, para futura postagem, sobre as atividades desenvolvidas e suas impressões até este momento... e foi muito gratificante... todos terão oportunidade de ler, assim que os blogs forem linkados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário